sábado, 8 de setembro de 2012

Maria de João e José, rainha da fé, rainha de luz. 
Maria, mãe de todos nós. 
Benditas sós vós, mãe de Jesus. 
Maria do desesperado, dos injustiçados dos sofredores. 
Maria de todos os prantos, sonhos, desencantos de tantas dores. 
Maria de João e José, rainha da fé, rainha de luz. 
Maria, mãe de todos nós. 
Benditas sós vós, mãe de Jesus. 
Benditas sós vós, mãe de Jesus. 
Benditas sós vós, mãe de Jesus. 
Mãe de Jesus .

08/09/2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012


UM NOVO COMEÇO
A vida é como uma chama ao vento.
Uma das chaves da  felicidade é aprender a aceitar o final das coisas. Quando termina uma etapa de nossa vida, precisamos saber apreciar o que conseguimos, valorizar as vitórias e os fracassos e, simplesmente, virar a página. As coisas, as pessoas e as experiências são valiosas porque são temporais; se sempre estivessem ali não as iríamos apreciar. O que é eterno é a ânsia que o ser humano tem de saber, e esta sobreviverá enquanto mantivermos os pés sobre a terra.
    Nossa afã de movimento nos fez conquistar territórios, inventar toda sorte de artifícios e até ir à lua. O ser humano nunca pode estar quieto, por isso sempre está fechando um capítulo para começar outro. A tristeza por um mundo que se acaba é legítima e honra os bens passados, mas não deve entorpecer o passo seguinte.
   Mesmo quando o nosso fim chegar, o mundo seguirá  girando e produzindo beleza. Quando deixamos definitivamente de contemplar o céu, isso não significará que ele  terá deixado de existir. Outros ocuparão nosso lugar.
    Em todo final está a semente de um novo começo. á  girando e produzindo beleza. Quando deixamos definitivamente de contemplar o céu, isso não significará que ele  terá deixado de existir. Outros ocuparão nosso lugar.
    Em todo final está a semente de um novo começo.
 inventar toda sorte de artifícios e até ir à lua. O ser humano nunca pode estar quieto, por isso sempre está fechando um capítulo para começar outro. A tristeza por um mundo que se acaba é legítima e honra os bens passados, mas não deve entorpecer o passo seguinte.
   Mesmo quando o nosso fim chegar, o mundo seguirá  girando e produzindo beleza. Quando deixamos definitivamente de contemplar o céu, isso não significará que ele  terá deixado de existir. Outros ocuparão nosso lugar.
    Em todo final está a semente de um novo começo.
Imagens para Orkut de Agradecer scrapPessoal do CEPEF.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Foto antiga de Campo Grande Ms

Historia de Campo Grande-MS

Os primeiros dados sobre a região datam de 1870, quando, devido a guerra da Tríplice Aliança, chegaram a notícia aos moradores do Triângulo Mineiro (Monte Alegre) da existia terras férteis para lavoura e criação de gado no então chamado Campo de Vacarias.

Em 14 de agosto de 1875, José Antonio Pereira trás sua esposa e seus oito filhos, escravos e outros.

No local do primeiro rancho encontraram Manoel Vieira de Souza e sua família, onde dão origem a primeira geração de Campo-grandense.

 


sexta-feira, 11 de maio de 2012


Filme passado em sala :Escritores da Liberdade

Dia:09/05/2012


ESCRITORES DA LIBERDADE. Direção: Richard Lagravenese. Produção: Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lavagranese, Erin Gruwell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton; April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt. EUA/Alemanha, 2007. Duração: 123 min. Gênero: Drama.


Escritores da Liberdade é um filme classificado como gênero de Drama. O filme é baseado em fatos reais, estrelado pela atriz Hillary Swank, que vive a personagem da professora “Erin Gruwell”. A história se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raciais.

O filme  a borda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social e problemático e violento.Começa quando a professora Erin foi lecionar em uma escola onde ela encontrou um sistema educacional de má qualidade,repleta de discriminação e alunos criados no meio de violência racial. Ao perceber os grandes  problemas enfrentados por tais estudantes, a professora resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a  concordância da diretora do colégio. 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fotos de familia :
Uma bela tarde de maio de 1937,toda familia se reune para registrar e comemorar o batizado do mais novo membro.

sexta-feira, 20 de abril de 2012



Material não impresso: Filme




Giuseppe Moscati, um médico ainda muito admirado na Itália pelo trabalho que fez com os pobres no final do século XIX e inicio do século XX, é um dos poucos leigos a ser canonizado pela Igreja Católica, tornando-se assim um santo. O filme conta sua trajetória e sua ajuda no tratamento de pessoas contaminadas pela epidemia da Cólera, das que sofreram com a erupção do vulcão Vesúvio e na condução das investigações que levaram a descoberta da insulina como cura para a diabeteGiuseppe Moscati, um médico ainda muito admirado na Itália pelo trabalho que fez com os pobres no final do século XIX e inicio do século XX, é um dos poucos leigos a ser canonizado pela Igreja Católica, tornando-se assim um santo. O filme conta sua trajetória e sua ajuda no tratamento de pessoas contaminadas pela epidemia da Cólera, das que sofreram com a erupção do vulcão Vesúvio e na condução das investigações que levaram a descoberta da insulina como cura para a diabete

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Material não impresso (CD-ROM, DVD, Fita de vídeo)

Os periódicos poderão se apresentar sob a forma de CD-ROM, DVD ou Fita de vídeo.



Livro Falado: A chamada “Técnica do Livro Falado” consiste na gravação de CDs, com versões faladas dos livros (em áudio), mediante o trabalho de “Voluntários do ISMAC."

.Edições/Reproduções: Os Livros Falados são editados e reproduzidos por deficientes visuais, para tanto, são utilizados: computador, periféricos, dispositivos de captura de som, software de edição, um drive gravador de CD e um drive reprodutor de DVD. Os processos de gravação, edição e reprodução são realizados por softwares específicos.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Material impressoLivro: Publicação não periódica, que contém acima de 49 páginas, excluídas as capas.Um dos primeiros livros impressos seguindo as novas técnicas de impressão inventadas por Gutenberg foi a Bíblia, que, por isso ficou conhecida como a “Bíblia de Gutenberg” ou a “Bíblia de 42 linhas” porque cada coluna de texto tem esse número de linhas. A obra foi impressa em 1453.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Indexação de um material impresso um livro.

Um pequeno resumo do livro de Santo Agostinho

Diálogo sobre felicidade.

Diálogo sobre felicidade.

 Resumo:

A felicidade inquieta o homem desde os seus primórdios.
Várias respostas sobre a felicidade foram dadas ao longo dos séculos. Uma dessas respostas nos
propomos analisar. Inspirado na obra A Vida Feliz, nosso intento é ressaltar o que consiste a
felicidade para Santo Agostinho. A primeira questão colocada em discussão no diálogo do autor
com seus amigos é justamente sobre o que é a felicidade. Como pode o homem ser feliz? O que
se deve fazer para alcançar felicidade? De que desfruta aquele que a alcança e a possui?
Segundo Agostinho, a ciência é o alimento da alma e quem não a possui está como que em
jejum e com fome. O homem necessita então do conhecimento das coisas para ser feliz. Precisa
alimentar-se do conhecimento para alcançar a felicidade, visto que para o autor, descobrir a
verdade é descobrir a felicidade. Mas aquele que descobre a verdade, busca a própria sabedoria.
O que encontra o verdadeiro, o ama. Ora, a verdade última só pode ser aquele que se apresenta
como a própria Verdade: Jesus Cristo. Assim, a felicidade que não se dá sem o conhecimento, e
posto que o verdadeiro conhecimento é aquele que nos conduz a Verdade Suprema e, uma vez
que, só atingimos tal verdade pelo amor, a felicidade é inseparável da Sabedoria e da Caridade

quinta-feira, 5 de abril de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012


Para meditar:


"O que você passou anos construindo, alguém pode destruir da noite para o dia.
Construa assim mesmo."




A falta de amor é a maior de todas as pobrezas.
(Madre Tereza)




terça-feira, 13 de março de 2012

 O trecho conta a história de uma moça chamada Lili, uma jovem recém formada, cheias de novas idéias e sonhos, que foi contratada por um dos mais importantes colégios para ganhar um ótimo salário trabalhando na biblioteca.
Um lugar escuro, pequeno, cheio de mofo, com livros velhos. Onde os professores mandam os seus alunos inquietos.
Mais o que aconteceu foi que Lili não se conformou com aquela situação ao qual se encontrava a biblioteca, propondo mudanças, ela buscava um desafio: transformar a biblioteca em uma biblioteca viva.

Ref:Livro de MILANESI, luís
Titulo: Lili e os moinhos
Ed.: Ateliê, 1997.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Aula da Prof: Pricila
Dia 29 de fevereiro
Ref.: Filme passado em sala
Nome do filme:  coração de tinta  
Aluna: Maria Das Graças




O filme conta a história de Meggie, uma menina que aos 12 anos descobre que seu pai, Mo, tem um dom interessante, lendo em voz alta, ele pode trazer personagens ou objetos dos livros para a vida real. Contudo, assim como algo ou alguém sai do livro, algo ou alguém da vida real entra na história. Com isso, ela acaba descobrindo que o sumiço de sua mãe quando tinha 3 anos está ligado ao dom do pai. Eles vivem várias aventuras enfrentando os vilões que Mo libertou e tentando encontrar sua mãe.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Filme passado em sala no dia 09/02/2012
Disciplina : Indexação,Resumo e Linguagem
Profª: Pricila.
Nome do Filme:  O Fabuloso Destino de Amélie Poulaim.

O fime relata a vida de uma menina inocente, que morava  numa pequena cidade, que muda para um bairro Parisiense, onde começa trabalhar como garçonete para se sustentar. Na nova casa, encontra uma caixa escondida no banheiro.
decide procurar o antigo  morador para devolver. Apesar  de uma infância dificil, ela não se tounou uma pessoa amarga, ao contrario sempre com alegria e prazer procura  ajudar as pessoas que encontra.


"Sei que meu trabalho é uma  gota no oceano. Mas sem ele, o oceano seria menor."

Aluna: M.Graça  


quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

 
 

A Biblioteca Prof. Dr. Octavio Ianni, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, destaca-se como uma das principais bibliotecas de Filosofia e Ciências Humanas do Brasil e da América Latina. Esse reconhecimento se dá, principalmente, em função da qualidade do seu acervo, que constitui padrão de referência para pesquisadores da área.

A origem da Biblioteca do IFCH remonta ao Departamento de Planejamento Econômico e Social, criado por Zeferino Vaz em 1968, que foi o germe do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A Biblioteca nasceu e se desenvolveu em perfeita consonância com o constante crescimento do Instituto e, atualmente, caracteriza-se como um instrumento indispensável ao ensino e à pesquisa.

Com o objetivo de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das pesquisas do IFCH, a Biblioteca sempre manteve um cuidado extremo e permanente com a atualização, desenvolvimento e qualidade do seu acervo bibliográfico, que atualmente soma 180.044 itens, que incluem livros, teses, dissertações, materiais especiais (CDs, DVs, mapas, fitas VHS, microformas etc), além de 2.510 títulos de periódicos, dos quais 337 são assinaturas correntes, e uma coleção especial em História da Arte. A Biblioteca disponibiliza também uma enorme quantidade de recursos eletrônicos de pesquisa, que são constituídos por bases de dados, periódicos eletrônicos e-books. Essa gama de informações visa suprir, principalmente, as necessidades dos cursos de graduação e de pós-graduação das áreas de Antropologia, História, Filosofia, Ciência Política, Sociologia e Demografia. 
 
http://www.ifch.unicamp.br/biblioteca/corpo.php?texto=apresenta

O Passado Musical é o resultado da colaboração da Biblioteca Nacional e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através do LAMBDA – Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos, com o patrocínio da Petrobras através das Leis de Incentivo à Cultura do governo federal.

O projeto teve por objetivo recuperar uma parte da memória musical armazenada na Biblioteca Nacional, em seu rico acervo de alguns milhares de discos de 10 polegadas (78 RPM) do repertório brasileiro. O conteúdo desses discos faz parte da história do Brasil, pois neles estão registradas interpretações de músicas brasileiras, bem como seus autores e intérpretes. Além disso, uma outra história está presente nos discos – a tecnologia dos registros sonoros.

Os discos de 78 RPM existiram em vários materiais, como alumínio, goma laca, madeira, papelão e vidro. O som era gerado a partir deles pela passagem da agulha nos sulcos gravados. O tempo de vida e o uso fizeram com que os discos ficassem danificados. Fungos, poeira, arranhões e deterioração tornavam as informações neles registradas inacessíveis.

Com o Passado Musical, foi possível recuperar esses discos e permitir o acesso às músicas. Elas estão disponíveis, em formato digital, na íntegra na Biblioteca Nacional e, as de domínio público, na Internet.


fonte: aqui